quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Cloud Computing - O que é?

Cloud Computing - O que é?

Cloud Computing, também chamado de "computação nas nuvens", este é um termo que seguramente você já ouviu ou vai ouvir em um futuro próximo. Grandes empresas como Google, Amazon e IBM já usam desta tecnologia, quer saber mais sobre esta que é a nova fronteira da era digital? Então vamos lá!

Como funciona?

A tecnologia chamada de Cloud Computing é um modelo de computação onde os dados, arquivos e ficheiros estão em servidores externos físicos e virtuais, porém podem ser acessados por qualquer dispositivo compatível.

Mas como é na prática?

Lembra daquele software que você baixava e instalava no seu computador? Com o Cloud Computing você não precisa mais instalá-lo no seu computador, basta acessá-lo via internet, pois ele estará lá na "nuvem".

Alguns serviços que utilizam esta tecnologia:

Todos os maiores serviços de e-mail da atualidade são baseado na web, Gmail, Hotmail, Yahoo Mail e muitos outros.

Google Docs, serviço de edição e compartilhamento de textos e planilhas da gigante Google.

A grande empresa de comércio eletrônico Amazon utiliza dos benefícios da nuvem.

Mas afinal, o futuro da computação está em Cloud Computing?

O conceito de computação nas nuvens é algo que está um pouco imaturo ainda, alguns desafios como segurança e privacidade serão motivos de desconfiança do usuário, mas em contrapartida empresas como a Google afirmam que o futuro da internet está em Cloud Computing.

E você o que acha?


É isso aí, até mais!

Feed
Gostou do artigo? Então assine nosso feed ou receba os artigos por e-mail
Leia mais...

3 comentários:

Anônimo 11 de janeiro de 2009 às 17:23  

Po, nao conhecia essa tecnologia nao!! Acho que muitas pessoas nao sabem o que é, só as gigantes do mundo virtual!!

vlw pela postagem Ramon

Anônimo 11 de janeiro de 2009 às 17:32  

Eu também nao conhecia, Ansioso pra ver como funcionaria em um Computador pessoal.
Seria ótimo :D

Jessie 12 de janeiro de 2009 às 12:45  

Bom, eu como sou mais chata, já havia visto sobre essa tecnologia no Fantástico (é de vez em quando a Globo solta algo aproveitável).
Por um lado é ótimo, afinal, diminui a necessidade de supermáquinas, você pode ter quantos programas quiser sem lotar seu HD.
Por outro lado, há algumas questões a serem pensadas; quem se vale de softwares "compartilhados", como diria meu filho, vai ficar na bota; ou alguém aqui acha que vai conseguir manter um programa que não tenha sido devidamente pago e licenciado na Cloud Computing, ou sky net como alguns dizem?
Outra coisa será o controle, ou realmente alguém espera que o que for armazenado não vai ser também devidamente controlado?
É claro, que um pouco de controle é bem vindo, afinal internet não pode continuar a ser terra de ninguém, mas se você parar para pensar, sua paranóia pode ir tão longe ou até mais que a minha...
Enfim é tudo muito novo e ainda não sabemos o preço (real ou figurado) a se pagar por essa nova tecnologia, a idéia é ótima, falta saber o que será feito dela.
Ótimo post Ramon!

Postar um comentário

Comentários

Twitter