Cientistas criam peixe-robô contra a poluição

Cientistas britânicos criaram um 'peixe-robô' que pode detectar áreas poluídas no mar. Os peixes devem ser lançados no mar em 2010 na Espanha e terão como meta detectar poluição, se nos próximos anos os peixes robóticos tiverem sucesso eles serão usados em rios, lagos e mares em todo o mundo.

Cada peixe-robô custa certa de 20 mil libras (ou US$ 29 mil) e medem cerca de 1,5 metro, são equipados com sensores químicos que permitem localizar poluentes perigosos.
O mais interessante é que os peixes são habilitados para navegação sem necessidade de controle humano - a informação será transmitida via Wi-Fi -, os robôs apenas usarão bases para recarregar a bateria.
Questionados sobre o porquê de usarem o robô com formato de peixe o cientista-sênior da companhia de engenharia BMT Group disse:
"Ao usar um peixe-robô, estamos utilizando um design criado há centenas de milhões de anos pela evolução e que é incrivelmente eficiente em consumo de energia. Essa eficiência é algo que nós precisamos para garantir que nossos sensores de detecção de poluentes possam navegar no ambiente aquático por horas."
Via [G1]
Postar um comentário